top of page
Buscar
Foto do escritorpsicologiaswandersonbarreto

O endereço mais difícil do mundo: O lugar do outro.


O endereço mais difícil do mundo: O lugar do outro.

Por este e outros motivos, reforço a importância da Psicoterapia. Em grande parte dos casos, as conversas, desabafos, que são na verdade uma forma de externalizar o que se sente com um amigo ou parente próximo, não surte efeito ou piora a situação.

Temos a tendência de quando entramos na vida do outro, principalmente na intimidade dele, falamos com este outro do lugar que ocupamos, a partir das nossas experiências, valores e crenças que temos internalizadas que podem ser muito rígidas por sinal. E tudo isso faz com que, praticamente obriguemos com que o outro faça ou aja de acordo com nossos valores, experiências e não leve em conta que o outro deve enfrentar a situação com suas experiências, suas crenças, levando em conta o que é possível para ele de acordo com a situação.

Ex: Quem nunca teve um problema com namorado (a) e um amigo(a) disse: Termina logo, eu faria isso, fulano fez isso comigo e eu não perdoei, sai desse emprego, arruma outro, comigo é assim, eu chuto logo o balde. Sai logo de casa ou então, volta para casa dele(a) novamente, minha religião é melhor que a sua...

Entretanto, pegando o gancho dos exemplos, para algumas pessoas o trabalho é um porto seguro, só aquele indivíduo sabe o que passou quando esteve desempregado, lá ele tem amigos, é bem aceito socialmente, paga suas contas, seus estudos, é responsável por toda parte financeira de sua familia, sem ajuda de ninguém.

E quando o amigo(a) fala, ele fala do lugar que ele ocupa, ele sem saber disso, não leva em conta essas questões, por que para ele perder o emprego não faz diferença, tem a casa dos pais, comida não vai faltar, a faculdade não vai deixar de ser paga, o seu relacionamento realmente não valia tanto e etc.

Um profissional experiente, bem embasado teoricamente, irá levar tudo isso em conta, com neutralidade e embasamento científico para que com muito cuidado, acolhimento e laço terapêutico bem fortalecido possa adentrar no íntimo desse outro obedecendo todas as normas e parâmetros cientificamente comprovados.

Psicoterapia não é bate papo e muito menos bate bapo tem a ver com psicoterapia.

44 visualizações0 comentário

Hozzászólások


Post: Blog2_Post
bottom of page