top of page
Buscar
Foto do escritorpsicologiaswandersonbarreto

Nomofobia



E ai, você têm Nomofobia?


A Nomofobia é caracterizado por uma forte angústia causada pela incapacidade de comunicação por meio de celulares ou computadores. A palavra é a abreviatura para “No Mobile phone phobia", ou fobia de ficar sem celular. Esse tipo de fobia foi identificado na Inglaterra, em 2008.


SINTOMAS


Os sintomas vêm à tona sempre que uma pessoa fica impossibilitada de se comunicar ou se conectar a um aparelho tecnológico utilizado para comunicação. Esse termo é recente e ainda está sendo estudado. Medo, ansiedade, estresse e ataques de pânico ao pensar em sair sem celular. Os sintomas podem levar a outros efeitos colaterais, como tremores, sudorese, tontura, dificuldade em respirar, náuseas, dor no peito, aceleração da frequência cardíaca.

ORIGEM DO PROBLEMA


Esta dependência psicopatológica vai além de uma fobia "simples", de modo que os remédios naturais, podem não ser eficazes. Baixa autoestima e dificuldades nos relacionamentos sociais são fatores de risco que podem causar nomofobia.


O vício no sistema de recompensa de redes sociais – como os likes de facebook, retuítes, views em vídeo de youtube, e ‘corações’ no Instagram – também pode ser um fator que contribui na dependência, pois é uma forma de obter pequenos prazeres psicológicos de forma fácil e rápida.

O tratamento mais indicado para este caso é a Psicoterapia Cognitiva Comportamental para que seja feita intervenção e um trabalho sistemático nas crenças e pensamentos automáticos do indivíduo, visando mudanças em seu comportamento o tornando mais funcional e flexível.

5 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page