Asperger ou Autismo?
O transtorno do espectro autista engloba transtornos antes chamados de autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e transtorno de Asperger.
As características essências do transtorno do espectro autista são prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na integração social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o funcionamento diário. O estágio em que o prejuízo funcional fica evidente irá variar de acordo com características do individuo e seu ambiente.
Manifestações do transtorno também variam muito dependendo da gravidade da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica; daí o uso do termo espectro.
A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional, geralmente um grau mais leve do espectro do Autismo. Então os aspectos clínicos dessa condição são: Pobreza de comunicação não verbal, fala prolixa, em monologo, até incoerente, linguagem sempre tendendo ao formalismo ( mini professores), empatia pobre, tendência a intelectualizar as emoções ( dificuldade em dizer o que realmente esta sentindo, acompanhado com tentativa de se explicar) e em alguns casos dificuldades na coordenação motora.
Comments